quinta-feira, 18 de abril de 2013

História do andebol...em Portugal






  
Até há uns anos atrás, o andebol foi um desporto desconhecido para a maioria das pessoas; a verdade é que a origem do andebol nos leva a recuar até 600 a.C., sim, antes de Cristo. Existem registos dessa era, que relatam que, na Grécia antiga, havia um jogo, em que a bola era apenas manejada com a mão, conhecido como “jogo da Ucrânia”. 

Também na Idade Média, a era das princesas, eram mencionados jogos de cariz idêntico, que se tornariam famosos como “os primeiros Jogos de verão”. 

Em 1980, Konrad Kech, um professor de educação física, teria sido o responsável pela criação de um jogo com características muito semelhantes às do andebol.

De país em país, diversificaram-se “jogos com bola na mão”, que terão contribuído para a popularidade deste desporto.

 Em Portugal, mais concretamente na cidade do Porto, o “malheiral”, um jogo criado por Porfírio Malheiro, professor de educação física, teria estado na sua origem.

Estes jogos eram quase todos praticados por onze elementos e no exterior, em campos de futebol. 

O grande apogeu do andebol aconteceu nos países nórdicos, quando passou a ser disputado por apenas 7 elementos, em campos cobertos, devido aos frios do inverno.
 
 No nosso país, foi na cidade do Porto que surgiu o andebol de 11, trazido pelo desportista alemão Armando Tshopp, nos finais de 1929. A 31 de Janeiro de 1931, no Porto, aconteceu o primeiro jogo oficial e, nesse mesmo ano, formou-se a Associação de Andebol de Lisboa, sendo Associação de Andebol do Porto apenas constituída em 1932. 

Foi, todavia, em 1949, que o andebol atual ganhou peso em Portugal, tendo Henrique Feist sido o responsável pelo primeiro torneio oficial, organizado em Cascais, no verão desse mesmo ano.

De década em década, de país em país, o “jogo de bola na mão” passou de 11 a 7 elementos, tornando-se o “desporto rei” em muitos países europeus.

Sem comentários:

Enviar um comentário